Blog da Forlan DF

Saiba como transportar seu animal de estimação dentro do carro

Levar seu pet de qualquer jeito e fora das normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) coloca a vida dele e a de quem está em trânsito em risco. A ação pode ser considerada uma infração média ou grave e passível de multa. Acompanhe este post e aprenda a transportar seu animal de estimação corretamente!

O que diz a lei?

Os artigos que dizem respeito ao transporte de animais dentro carro constam na Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997, segundo o CTB: 

Art. 235. Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados 

A conduta colocada no artigo 235 é considerada uma infração grave, passível de multa e retenção do veículo para transbordo. O condutor pode perder até 5 pontos na CNH. 

Art. 252. Dirigir o veículo: 

 II – transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas. 

De acordo com o artigo acima, a infração é considerada média com previsão de multa. 

Art. 169. Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança. 

Também aplicável ao transporte de animais dentro do carro, o artigo prevê a ação como uma infração leve, tendo a multa como penalidade.  

Caixinha de transporte 

Esta se configura como uma das principais formas de transportar os animais dentro do carro, porque é bastante segura. Basta colocar o gato ou o cachorro dentro dela e passar o cinto de segurança dentro da alça da caixinha para prendê-la. 

É o item mais recomendado para gatos! 

Cinto de segurança peitoral 

Este item de segurança é mais voltado para cachorros. É comum confundi-lo com a guia comum, no entanto, ao contrário dela, o cinto de segurança peitoral é a opção correta e segura, porque seu formato ergonômico foi desenvolvido para absorver os trancos. 

Basta prendê-lo diretamente na trava do cinto de segurança do próprio veículo. 

Cadeirinha 

A cadeirinha é parecida com um cestinho e deve ser presa no banco do carro. Para que a segurança ao transportar o animal seja de fato eficaz, o tutor precisa prender a coleira dentro desse item de segurança, que é mais recomendado para cachorros de até 10 quilos. 

Grade de segurança 

Para transportar animais de grande porte, além do cinto de segurança, é importante colocar uma grade de segurança entre o branco traseiro e a parte dianteira do carro. 

Agora que você já sabe como transportar seu animal de estimação dentro do carro, que tal dar uma olhada nas ofertas da Forlan para viajar com seu pet de Ford 0 km nas férias de fim de ano? 

Visite nossas redes sociais: Facebook | Instagram BH | Instagram DF.