Blog da Forlan DF

Quais cuidados devem ser tomados ao instalar acessórios no carro?

O desejo de modernizar o veículo aumenta diariamente, devido às diversas opções de acessórios que existem disponíveis no mercado. As funcionalidades que eles possuem atraem motoristas de todas as idades.

Mas, antes de se deixar levar pela emoção, é necessário ser bastante racional, caso contrário, aquela opção que foi escolhida para trazer mais facilidade para o seu dia a dia pode se tornar um problema no futuro. Acessórios mal projetados, geralmente, prejudicam não só a estabilidade do veículo nas curvas, mas também o consumo de combustível. Mas este post não tem como finalidade incentivá-lo a desistir da compra.

Quer saber alguns cuidados importantes que o motorista deve ter com acessórios como: alarme, película escura e sistema de som? Conheça quais são eles a seguir!

Alarme

A aquisição do alarme é muito flexível. O motorista pode comprá-lo em autorizadas ou em lojas de acessórios.

A principal diferença está no acondicionamento, pois não há a necessidade de colocar os alarmes na mesma embalagem. Quando alarmes disparam com mais frequência, é porque são de marcas pouco conhecidas no mercado.

Portanto, o ideal é evitar modelos desse tipo, até porque eles podem não ser compatíveis com seu automóvel. É importante destacar que, nas concessionárias, o cliente tem mais garantia de que o acessório foi instalado segundo as normas da fábrica.

No entanto, nas lojas especializadas, ele pode encontrar outras opções de alarmes. Se houver rastreador de segurança, pergunte ao vendedor se o alarme é compatível com o sistema. Caso contrário, novos problemas poderão surgir.

Película escura

A película escura é responsável por diminuir a incidência do sol e proporcionar mais privacidade e segurança para o automóvel. O serviço pode ser solicitado tanto na loja como na concessionária, pois eles são muito semelhantes.

Entretanto, a autorizada cobra um valor um pouco superior. É importante verificar onde o material será instalado, pois locais sujos provocam bolhas ou falhas de colagem.

Evite a película espelhada porque ela gera multa para o condutor. O ideal é escolher a preta.

Cor

Outra dica interessante é evitar o tom de roxo, pois ele poderá descolorir no futuro. Confira a qualidade do material que você está adquirindo.

Para isso, não precisa ser um expert no assunto. Basta pegar um pedaço do filme e riscar os dois lados. Caso a tinta saia com facilidade, o produto poderá perder a sua cor.

Sistema de som

Antes de instalar o sistema de som, verifique se o equipamento não perderá a garantia da parte elétrica. Descubra também se terá à sua disposição o suporte de materiais originais.

Como é o caso da bucha das portas e do chicote original. Em uma concessionária o serviço pode ser mais caro.

Por outro lado, as lojas fornecem diversas opções e o cliente tem ainda um atendimento personalizado. Desconfie de produtos muito baratos e que não sejam de marcas reconhecidas porque a maioria deles são falsificados.

Além disso, não autorize a troca do chicote original, pois você poderá perder a garantia de fábrica. O sistema de som deverá ser instalado de acordo com as normas de fabricação. Portanto, confira se o profissional tem credenciamento por alguma marca ou se ele tem alguma especialização na área.

Após ler este artigo, restou alguma dúvida sobre o assunto? Aproveite a oportunidade e compartilhe com a gente nos comentários abaixo!