Blog da Forlan DF

O que avaliar antes de comprar o seu primeiro carro zero?

Ter o próprio veículo para se locomover com mais independência é o desejo de muita gente que já está cansada de depender da péssima qualidade dos transportes públicos. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para fazer a aquisição certa.

Antes de comprar o seu primeiro carro zero, vale a pena avaliar as dicas abaixo para ter uma noção clara das vantagens e desvantagens e tomar a melhor decisão:

Pense na real necessidade de ter o veículo

O primeiro passo que você deve avaliar antes de comprar o primeiro carro é ter a certeza de qual será a finalidade desse veículo. Se você precisa dele para ir trabalhar todos os dias, saiba que o desgaste do carro será maior, assim como a quantidade de combustível gasto. Ainda há outros valores que você pode ter que desembolsar como o estacionamento no seu local de trabalho, por exemplo. Caso esse veículo seja para usar esporadicamente, avalie se essa é uma necessidade imediata.

Pesquise as melhores condições de financiamento

O financiamento é uma dívida a longo prazo que precisa ser honrada, ou você vai perder o seu veículo caso deixe de pagar as parcelas. Além disso, o financiamento compromete a renda mensal. Avalie pontos como a estabilidade no seu emprego atual, problemas e gastos com saúde, entre outros.

Quanto menor for o valor a ser financiado, melhor para você. Uma dica é ter pelo menos 50% do valor do veículo a ser financiado para dar de entrada e lutar para que o restante seja dividido com juros menores. Isso é possível nos feirões e promoções das concessionárias.

Confira os impostos que são pagos anualmente

Anualmente, temos que pagar pelo menos três impostos para o Governo, por conta do nosso veículo: IPVA, licenciamento e DPVAT. Exemplo: para um veículo de R$42 mil, no seu primeiro ano de uso, esses impostos podem chegar facilmente a R$2 mil reais. Analise o seu orçamento e veja se esse gasto poderá ser arcado anualmente.

Fique de olho no valor do seguro

Ter o seu primeiro carro zero e não ter um seguro para ele é muito arriscado. A segurança que envolve você e o seu veículo é contemplada no seguro dele. Batidas, furtos, roubos ou até uma situação boba como trocar um pneu que furou na estrada, podem ser cobertos por esse seguro. O valor é bem variável, uma vez que leva em conta o valor do veículo, o bairro onde você mora, o bairro onde você trabalha (caso vá com ele), se a garagem é coberta ou não, se tem portão automático ou não etc.

Lembre-se de que o valor do combustível também é importante

Conforme citamos no início das dicas, avalie o quanto você vai usar o veículo para ter uma noção dos gastos com combustível, pois sem ele o veículo simplesmente não anda. Coloque na ponta do lápis a quantidade de viagens que fará por semana e busque saber os valores para abastecer na sua cidade.

Seguindo essas dicas você terá o seu primeiro carro zero sem levar sustos ou dar de cara com imprevistos. Tenha sempre em mente que um carro zero te trará muito mais conforto e, acima de tudo, segurança, já que não te terá problemas com manutenção frequente, como no caso dos carros usados, por exemplo. Por isso, planeje-se e faça a uma compra tranquila!

Então, o que você está esperando para comprar o seu primeiro carro zero? Você ainda tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário e conte para a gente qual modelo você escolheu e os motivos!