Blog da Forlan DF

Entenda a importância da manutenção preventiva no carro

Um carro, assim como qualquer outra máquina, sofre desgastes diariamente, carecendo de certos cuidados para garantir o seu pleno funcionamento e a segurança.

A manutenção preventiva no carro tem como objetivo manter as melhores condições do veículo, permitindo o seu uso normal e evitando qualquer dor de cabeça!

Se você ainda tem algumas dúvidas sobre a importância da revisão e quais são os itens e componentes que devem ser inspecionados, esse post foi feito para você: confira a seguir e veja tudo o que você precisa saber sobre a manutenção preventiva no carro!

O que é a manutenção preventiva no carro?

A revisão veicular nada mais é que uma série de procedimentos que são realizados periodicamente e têm como objetivo evitar o aparecimento de falhas, problemas e até mesmo quebras no automóvel.

A manutenção preventiva é realizada antes que essas falhas ocorram, trocando componentes e fazendo intervenções de forma a garantir a segurança e a confiabilidade do veículo.

Qual a sua importância?

É fundamental garantir que o veículo funcione devidamente e de forma confiável. A revisão veicular não assegura somente a integridade do automóvel, mas mantém a segurança dos passageiros e evita diversos acidentes.

A revisão preventiva no carro também diminui consideravelmente a probabilidade de imprevistos, evitando que os donos tenham gastos desnecessários com a manutenção do veículo.

Elas são realizadas de forma periódica, seguindo intervalos determinados pelo fabricante do veículo — informações que podem ser verificadas no manual do carro. Essas intervenções também são muito indicadas antes de viagens, assegurando o conforto e a segurança nas estradas.

E quais itens devem ser verificados regularmente?

O carro possui inúmeros componentes e sistemas que são fundamentais para o seu funcionamento. Esses itens devem ser inspecionados regularmente, visando garantir a segurança sempre.

Dentre os itens mais importantes a serem inspecionados, podemos destacar os seguintes:

Pneus

São um dos componentes mais importantes para a segurança e estabilidade do veículo. Os pneus devem ser inspecionados regularmente para assegurar sua integridade, e precisam ser calibrados todas as vezes que o veículo for abastecido — ou de 15 em 15 dias.

Sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento do veículo é o grande responsável por garantir a temperatura de trabalho ideal e proteger o motor contra superaquecimento.

A verificação do nível da água do radiador também deve ser feita periodicamente. É muito importante que o nível sempre esteja dentro do intervalo determinado, garantindo a proteção do motor!

Sistema de lubrificação

O óleo é o responsável por lubrificar as partes móveis do motor e protegê-lo contra impurezas. A falta do fluido lubrificante pode provocar danos irreparáveis, portanto, é imprescindível que o nível seja sempre verificado.

Outro ponto importante é seguir os intervalos de troca de óleo estipulados pelo fabricante: isso garante que o fluido exerça todas as suas funções e que o motor esteja totalmente protegido.

Freios

Por último, não deixe de inspecionar os freios do veículo. Garanta que as pastilhas estejam sempre novas e os freios funcionem devidamente. Lembre-se: uma falha deste componente, por mais simples que seja, pode causar acidentes fatais!

Agora que você já sabe o que é a manutenção preventiva no carro e quais itens devem ser verificados, confira os serviços da Forlan e deixe seu carro ainda mais seguro!