Blog da Forlan DF

Consórcio ou financiamento: Qual a melhor opção para comprar o seu carro?

Está pensando em comprar um carro? Definitivamente esse é um dos momentos mais importantes e aguardados de nossas vidas.

Como são poucas as pessoas que têm condições de fazer esse tipo de compra à vista, é comum que, nessa hora, surja a seguinte dúvida: devo fazer um consórcio ou financiamento? Qual a melhor opção, afinal?

Preparamos este post para te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de escolher como comprar o seu carro.

Acompanhe!

Características do consórcio

Os primeiros registros sobre consórcio no Brasil remetem aos anos 60. Desde então, ele vem se popularizando a cada dia como uma alternativa ao financiamento.

Sua menor burocracia — a adesão costuma ser facilitada, muitas vezes não exigindo nem mesmo comprovação de renda por parte do interessado — e suas parcelas mais em conta ajudam a fazer com que o consórcio seja cada dia mais procurado.

Nesse plano, a administradora utiliza os valores pagos mensalmente pelos participantes para fazer a compra de veículos à vista. Desse modo, não há incidência de juros sobre a compra, o que torna o valor consórcio mais acessível.

Apesar de não haver juros, existem algumas taxas que são inclusas no contrato. Taxas de administração, de adesão, fundo reserva e seguro são alguns valores que podem ser cobrados pelas administradoras.

Por isso, é muito importante fazer uma boa pesquisa antes de fechar um consórcio para garantir um bom negócio.

Características do financiamento

Para quem não tem todo o dinheiro para comprar o desejado carro à vista, mas também não tem tempo de esperar pelo consórcio, o financiamento pode ser uma boa opção.

Nessa modalidade de crédito, o valor necessário para a compra é “emprestado” por uma instituição financeira. Essa quantia deverá ser paga em parcelas acrescidas dos juros e das taxas previstas no contrato.

O valor financiado pode chegar a até 100% do carro desejado, porém, é recomendável ter uma quantia para dar de entrada.

Diferente do consórcio, para conceder o financiamento, as instituições costumam aplicar rigorosas análises de crédito sobre os interessados. Pessoas que possuem um perfil considerado de risco podem, até mesmo, ter a solicitação de financiamento negada.

É fundamental pesquisar em várias instituições financeiras antes de fechar um contrato de financiamento de veículo. As taxas aplicadas por cada uma delas costumam variar bastante, fazendo com que, em muitos casos, o valor pago no final seja muito superior ao valor original do carro pretendido.

Como escolher entre consórcio ou financiamento

Para fazer essa escolha, você deve considerar as particularidades de cada negócio e as suas necessidades. Apesar de possuir valor e condições mais acessíveis, o consórcio deve ser encarado com um investimento a longo prazo.

Quem possui alguma quantia para oferecer de lance também pode fazer bom negócio, pois pode ser contemplado mais rápido e ficar com parcelas reduzidas.

O financiamento é para aquelas pessoas que não querem esperar. O valor pago no final será maior do que no consórcio, porém, o sonho do carro novo pode se tornar realidade bem mais rapidamente. Com uma boa pesquisa e programação financeira, o financiamento também pode ser um ótimo negócio!

E aí, já sabe se é com o consórcio ou financiamento que você vai comprar seu próximo carro? Para acompanhar todas as nossas dicas, assine já nossa newsletter e não perca nossos próximos posts!