Blog da Forlan DF

10 dicas para manter o estofado do carro sempre novo

Ao comprar o seu carro, o que prevalece é a sua preferência, claro. São várias as opções de cores, de tamanhos, de motorizações e de acessórios.

Um desses detalhes que mais chama a atenção do comprador são os bancos, que tanto podem ter o seu toque de sofisticação, como os modelos de couro proporcionam, quanto podem priorizar a resistência, que é o caso dos revestimentos de tecidos sintéticos. Neste artigo, abordaremos, justamente, quais são os cuidados que os bancos em suas versões de revestimento necessitam para se manterem sempre com um visual bonito e também para que a durabilidade seja longa.

Quer manter o estofado do seu carro sempre novo? Confira o nosso artigo!

Cuidados com os estofados revestidos em couro

Procure não estacionar o seu veículo em locais onde há incidência direta de luz solar. O couro costuma ressecar e rachar nessa situação, podendo desgastar-se prematuramente.

Não deixe de passar um pano macio úmido, ao menos uma vez por semana. Isso auxilia na hidratação do material.

Outra opção para que o revestimento se mantenha hidratado são os produtos próprios para essa finalidade, que são encontrados em qualquer loja de acessórios automotivos. Ao passar o produto, antes se certifique que o couro está limpo e livre de poeira ou umidade.

Preocupe-se em não passar o produto em excesso para que se evitem manchas indesejadas. Ao fazer a demão, aguarde o couro absorver todo o produto antes. Essa manutenção do estofado, por meio de de produtos próprios, pode ser feita de três em três meses.

Caso o couro manche, use um tecido absorvente macio com bastante cuidado. Depois, limpe com um pano umedecido com água morna e sabão neutro e deixe secar de maneira natural.

No caso de revestimento de couro natural ou sintético, nunca use silicone ou vaselina ao limpar os bancos. São produtos que, ao penetrarem o local, estragam a colagem do material, deixando o seu veículo com um aspecto feio e com uma duração bem menor do que deveria ter.

Marcas de arranhões no banco podem ser atenuadas ao se utilizar cera própria para couro no local. É recomendado passar pouco e deixar que seque bem.

Como manter os tecidos sintéticos

Para que fique adequadamente limpo, utilize um aspirador de pó no estofado a cada semana. No caso de cair farelos ou sujeiras do tipo, aspire-o imediatamente para evitar impregnação, manchas de gordura ou insetos.

Caso não disponha do aspirador de pó, tente remover o produto sobre o forro com um pano umedecido com sabão neutro. Apenas tenha cuidado para que não fique muito molhado, pois os bancos com tecidos sintéticos absorvem a água muito facilmente e, em excesso, podem mofar o local, gerando mal cheiro, manchas e envelhecimento precoce do material.

Evite manusear objetos cortantes dentro do veículo. Apesar de serem resistentes, em caso do tecido sintético se rasgar ou furar, pode ser necessário refazer todo o revestimento daquele banco danificado.

Esperamos que essas dicas tenham lhe auxiliado a manter o estofado do seu veículo sempre bem conservado! De nada adianta um veículo brilhando por fora, que causa uma má impressão pelo lado de dentro.

Possui mais alguma dica ou dúvida a respeito do cuidado com os bancos? Compartilhe com a gente pelos comentários e até a próxima!