Blog da Forlan BH

Revisão de férias: cheque esses 5 itens e viaje em segurança

Imagine a seguinte situação: você planejou as suas férias e, agora, está aproveitando cada momento. De repente, no entanto, o seu carro apresenta um defeito mecânico e precisa ser levado para a oficina mais próxima, estragando algum de seus passeios.

Uma situação chata, não é mesmo? Ainda mais no período de descanso! Esse problema poderia ser evitado se você fizesse uma revisão de férias perfeita.

Quer descobrir como revisar o seu veículo corretamente? Acompanhe!

1. Alinhamento

Já contamos aqui no blog o quanto o alinhamento é importante para o seu veículo. É ele que mantém o atrito do automóvel no solo.

Para que esse contato permaneça regular e com condições de direções adequadas, sempre verifique esse item antes de sair de férias.

Se, durante o trajeto, você perceber que os pneus do veículo começaram a cantar até em velocidades baixas, isso é um sinal que o alinhamento não foi realizado de forma correta.

Caso o veículo “puxe” para alguma direção durante a condução, fique atento: esse caso também indica que você precisa revisar o alinhamento novamente.

2. Balanceamento

O balanceamento é outra parte do veículo que você precisa observar durante a revisão de férias.

Ele é responsável por trazer vários benefícios para o seu automóvel:

  • Aumenta a vida útil dos pneus;
  • Garante a estabilidade do veículo;
  • Mantém uma boa direção;
  • Aumenta a vida útil de suspensão e amortecedores.

Há dois momentos em que o balanceamento torna-se indispensável para o carro. Primeiro, quando você sentir vibrações não só no volante, mas também nos pisos, assentos ou painel.

Outra situação é quando você percebe que as rodas dos pneus começaram a “pular”.

3. Fluido do freio

Algumas pessoas não sabem, mas o fluido de freio é fundamental para o veículo. Para se ter uma ideia, quando a revisão não é realizada corretamente, o sistema de frenagem fica prejudicado — e isso pode provocar graves acidentes.

A importância desse item é justificável, porque ele é responsável pela transmissão de força do pedal até as rodas. Além disso, ele tem a capacidade de absorver a umidade do ambiente.

Portanto, não deixe de verificá-lo para garantir a sua segurança e de sua família.

4. Óleo e filtro do óleo

Sabemos o quanto esses dois pontos são muito importantes para um veículo e, por isso, sempre que possível, mantenha a revisão deles em dia — especialmente antes das férias.

Em caso de viagens longas, redobre a sua atenção, pois o óleo começa a acumular sujeiras com partículas que prejudicam a lubrificação do motor. Quando isso acontece, vários problemas podem ocorrer em seu carro.

O filtro de óleo é responsável por reter as impurezas. Caso você não faça a troca regularmente, há acumulo de sujeiras (e a passagem do óleo até o motor ficará prejudicada).

5. Visibilidade

Muita gente esquece de conferir o para-brisa e o reservatório do líquido do lavador durante a revisão. Isso é um erro, pois é necessário ter uma boa visibilidade para prever acidentes na pista.

Esses itens se tornam indispensáveis em épocas de chuva, portanto, não se esqueça deles no verão!

Não basta seguir as nossas dicas se você não levar o seu veículo para a revisão de férias em um lugar de confiança. Por isso, aproveite para conhecer os serviços oferecidos pela Forlan!

Antes de pegar estrada, veja alguns erros que você não pode cometer na direção!