Blog da Forlan BH

Conheça a história da Ford

Uma empresa que fez muito mais do que produzir automóveis, mas revolucionou o seu tempo e deixou a sua marca na história da humanidade. Essa é a Ford!

Você sabia que, muito mais do que apenas produzir e vender bens, a Ford participou de um dos momentos mais importantes da história moderna (revolução industrial) e vem se mantendo desde os seus primórdios, com a inovação latente em seus veículos? Conheça a história da Ford com o nosso artigo de hoje!

Ford, o início de uma grande marca

A Ford iniciou as suas atividades no ano de 1903, no dia 23 de junho. Ainda neste ano, lançou o seu primeiro automóvel, o modelo A, que teve 1708 unidades comercializadas.

Já em 1904, a Ford expandia os seus negócios para fora dos Estados Unidos e abria a sua primeira fábrica em Ontário, no Canadá. Já em 1908 a marca, com apenas 5 anos, já tinha uma filial na Europa, mais precisamente em Paris.

Um ano depois, a marca chega ao Brasil. Nesta mesma década, Henry Ford, o fundador da marca, fica famoso pela inovação na produção industrial. Ford foi o criador do modelo de montagem industrial em série, que é muito usado até hoje.

Ford, a montadora que sobreviveu à grande depressão de 29

Os negócios da família Ford iam muito bem, até que o mundo passou pela crise econômica mais grave de sua história, a grande depressão de 1929. Mas engana-se quem pensa que isso afetou a montadora, pois como sempre teve na inovação o seu diferencial, a Ford conseguiu sobreviver sem maiores problemas à maior crise da história.

Já na década de 30, a Ford novamente inova, trazendo para o mercado o primeiro carro com o vidro para-brisa temperado, o que dava muito mais segurança para os seus passageiros, além de aumentar consideravelmente o conforto. Logo em seguida, lança o primeiro motor V8 feito com baixo custo, no ano de 1932.

Já em 1956, a fábrica passa a contar com o primeiro daqueles pacotes que temos hoje em dia, relacionados a segurança. Ele contava com volante com regulagem de profundidade, grade frontal, painel de instrumentos e os primeiros cintos de segurança dos bancos traseiros.

As travas de segurança para crianças foram criadas pela Ford em 1957. O Ford Mustang, um dos principais exponenciais da marca, é introduzido na linha produção no ano de 1964.

Em 1965, a luz de aviso do cinto de segurança é item de série em vários modelos. Nos anos 80, vários veículos de sucesso são lançados pela Ford em todo o mundo, o que ajudou a tornar a marca uma das mais conhecidas no planeta. Respectivamente nos anos de 1990 e 1994, a Ford compra as montadoras Jaguar Cars e a Aston Martin, para entrar de vez no mercado dos carros de luxo.

Ford, toda grande marca passa por crises

Na década de 90, a companhia continua a ser uma das principais fabricantes de automóveis do mundo, vendendo uma grande quantidade de veículos, principalmente na estável economia americana. Porém, o novo milênio trouxe algumas dificuldades para a montadora, com os crescentes gastos da população e com a redução do poder de compra, principalmente em território americano.

Com isso, na última década, a Ford vem se reinventando, melhorando a qualidade dos seus produtos e focando em seu alcance global. Para isso, vendeu marcas suas, como a Aston Martin, a Land Rover, a Jaguar e a Volvo.

Assim, a empresa voltou a crescer e já no ano de 2008, um outro ano de crise, foi campeã de vendas no território europeu, firmando a volta por cima da companhia. Além disso, a Ford remodelou praticamente todos os seus veículos, dando mais design, conforto e segurança para seus clientes.

Concorda que uma empresa que sobreviveu a tudo isso, mostra que com inovação, paixão e tecnologia é possível vencer qualquer desafio? Deixe a sua opinião sobre o assunto e até a próxima!