Blog da Forlan BH

Como saber se está na hora de trocar o pneu do seu carro?

Descobrir o momento ideal para trocar os pneus do carro é uma tarefa muito importante. Isso porque o desempenho do carro e a segurança do motorista e dos passageiros dependem, dentre outros fatores, do estado em que esses itens se encontram. Por isso, pneus que estejam em boas condições certamente deixarão a sua viagem mais tranquila. Mas, como saber quando devemos trocar os pneus do carro? Confira nosso post agora mesmo e descubra!

Bolhas e cortes  

Quando ficam em contato constante com ruas esburacadas, os pneus sofrem muitos desgastes. Em algumas situações, ocorre a formação de bolhas, cortes ou saliências. Nesses casos, os pneus ficam mais vulneráveis a explosões. É possível diminuir os problemas executando alguns reparos — mas que surtem efeito apenas provisoriamente. Por isso, não hesite em trocar os pneus do veículo para evitar futuros problemas.

Sulcos dos pneus

Um bom motorista deve ter atenção especial no que diz respeito ao nível dos sulcos dos pneus, pois eles não podem ficar com menos de 1,6 mm de profundidade. A recomendação vale, especialmente, para veículos que trafegam em vias molhadas e escorregadias.

Há uma maneira fácil que pode ajudar a medir a profundidade aproximada dos sulcos: coloque uma moeda de 1 real entre os blocos dos sulcos. Se a parte dourada ficar coberta, significa que a profundidade dos sulcos é suficiente, e, portanto, não há necessidade de trocar os pneus. Mas, se a parte dourada da moeda não ficar coberta, então é hora de fazer a troca!

Partes laterais

Outra forma de descobrir se os pneus precisam ser substituídos é verificando se existem  falhas na parede lateral — que também é chamada de flanco. Confira se há riscos, cortes ou ranhuras. Se você encontrar um desses sinais, procure uma oficina ou borracharia imediatamente. Lá, profissionais especializados poderão fazer um diagnóstico eficiente para identificar se existe vazamento de ar ou se o pneu está prestes a estourar. Rachaduras mais evidentes indicam que a situação é mais grave, portanto, fique sempre de olho.

Pneus desgastados

À medida que vão sendo usados, os pneus se desgastam. E, quando uma parte do pneu está mais gasta do que a outra, provavelmente, o alinhamento ou suspensão do carro está com problemas. Ao verificar esse tipo de desgaste, significa que é tempo de trocar os pneus! Leve o carro na oficina para fazer a troca, e também peça para verificarem o alinhamento e a suspensão! E, uma dica que ajuda a preservar os pneus por mais tempo, evitando desgastes irregulares, é a de trocar as os pneus dianteiros com os traseiros regularmente.

Data de validade

Você sabia que os pneus também têm data de validade? Pois eles têm! Por isso, é importante verificar essa data — que é de 5 anos a partir da data de fabricação, que por sua vez vem gravada no próprio pneu — para saber até quando é garantido que o pneu não oferecerá riscos de utilização. Então, se o pneu não apresentar desgastes irregulares, sulcos, bolhas ou rachaduras, ele só precisará ser trocado depois de 5 anos!

Agora nos conte se você conhece outro tipo de sinal que indica que o pneu precisa ser substituído! Aproveite a oportunidade e compartilhe seus conhecimentos conosco, nos comentários abaixo! E não se esqueça de acessar nosso site para acompanhar nossas novidades!