Blog da Forlan BH

Como garantir a segurança em viagens de carro?

Que pessoa não gosta de, depois de uma semana de trabalho, pegar o carro e seguir rumo a algum destino aconchegante para curtir o sábado e o domingo? Que trabalhador não sonha em passar as férias viajando pelo país? Viagens de carro descansam qualquer um — e é uma excelente forma de conhecer novos lugares, descansar e até mesmo curtir o tempo em família ou com os amigos.

Mas não basta apenas entrar no carro e cair na estrada para aproveitar as férias ou o fim de semana. É importante que os motoristas se atentem a alguns pontos, façam a revisão do veículo e tenham uma série de cuidados especiais.

Para ajudá-lo a curtir suas viagens de carro sem nenhum problema ou surpresa desagradável, separamos neste post todos os cuidados que você precisa ter para pegar a estrada com segurança. Confira!

Calibre os pneus

Antes de seguir rumo às estradas, os motoristas devem não somente abastecer o veículo, mas também verificar os pneus e calibrá-los.

Os pneus são um dos componentes mais importantes do carro, sendo fundamentais para a segurança e a estabilidade do automóvel — principalmente nas estradas. Por isso, na hora de viajar deve-se calibrar os pneus seguindo as pressões indicadas no manual do carro.

É muito importante que os condutores saibam que manter a pressão certa nos pneus garante a segurança nas curvas, melhora a dirigibilidade do veículo e otimiza o consumo de combustível, evitando maiores gastos.

Evitar o desgaste prematuro dos pneus e aprender como maximizar a vida útil deles é também fundamental para evitar gastos desnecessários e aumentar ainda mais sua segurança.

Cheque o nível do óleo e da água do radiador

Tanto o óleo quanto a água são fundamentais para o funcionamento correto do motor do veículo.

O sistema de lubrificação é responsável por lubrificar todas as partes móveis do motor e garantir sua limpeza interna, enquanto o sistema de arrefecimento mantém a temperatura ideal de trabalho do motor, evitando também o superaquecimento.

Portanto, é imprescindível que ambos os fluidos estejam sempre no nível correto. Caso fiquem abaixo do mínimo, o motor pode ser gravemente danificado, causando danos extremamente caros. Se você notar que o nível do óleo ou da água está baixo, deve completá-lo imediatamente.

Teste os freios

Os freios são, possivelmente, o componente mais importante para a segurança do carro. Portanto, a revisão deles é de suma importância antes de qualquer viagem. A inspeção deve ser feita de forma a assegurar que as pastilhas estejam íntegras e que o disco de freio apresente boas condições.

Caso seja notado que as pastilhas estão muito gastas ou os discos danificados, a troca deve ser feita imediatamente — além disso, aprenda como evitar o desgaste prematuro nos freios do carro!

Verifique a necessidade do uso de cadeirinha

Todo paizão quer levar o filho na viagem de família, correto? Mas, para isso, é preciso certificar-se de que as crianças estejam seguras e devidamente protegidas para a estrada.

Caso os meninos sejam muito novos, os pais devem instalar a cadeirinha para a viagem. Isso garantirá a segurança e tornará a viagem bastante tranquila.

Não utilize o celular no volante

Por último, é muito importante citar um dos maiores causadores de acidentes nos trânsitos e nas estradas: o celular. Os smartphones podem ajudar bastante na viagem, sendo úteis como GPS, auxiliando a encontrar postos de combustíveis e muito mais. Mas tudo isso deve ser feito com o carro parado!

Caso seja necessário verificar a navegação ou outras informações durante a viagem, o motorista deve solicitar aos passageiros, mantendo sempre os olhos na estrada e garantindo a segurança de todos os ocupantes.

Aprendeu como garantir a segurança em viagens de carro? Conhece outras formas que deixamos de citar? Então não deixe de comentar e compartilhar conosco!